Qual é o impacto da NMO na empregabilidade das pessoas com o diagnóstico?

O tema da empregabilidade pode causar um grande efeito na vida de pessoas que vivem com uma condição desmielinizante. Com a Neuromielite Óptica (NMO) não é diferente, pois o diagnóstico pode ocorrer em qualquer idade, mas é ainda mais comum em mulheres, de 30 a 40 anos.

Essa média de idade pode interferir muito na vida laboral das pessoas, uma vez que estão em plena fase funcional e, com a NMO, precisam passar por alterações profundas no seu modo de vida, gerando um grande impacto em suas carreiras.

Dados parciais de uma pesquisa da CDD mostram que esse tema é uma realidade entre os pacientes. A CDD convidou dezenas de pessoas com o diagnóstico para responderem a algumas perguntas em um questionário online. Os dados parciais já indicam alguns pontos importantes:

  • apenas metade das pessoas que responderam ao questionário está trabalhando após o diagnóstico de NMO (mesmo em uma população altamente escolarizada, onde mais de 50% dela possui pelo menos ensino superior);
  • das pessoas empregadas, 22% mudaram de empresa para outra função que não exerciam antes, e a maioria delas também têm alta escolaridade;
  • mais de 35% dos respondentes estão recebendo benefício do INSS ou estão aposentados (mesmo em população jovem).

É preciso olhar para estes dados com consciência da necessidade de melhores políticas públicas e assistência social qualificada para pessoas com NMO!

Estamos a caminho disso, seguimos juntas!

Até a próxima,

Time verde da CDD

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *